segunda-feira, 13 de setembro de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Elaboração: Marta, Simone e Salete

Título: Copa do Mundo de 2010

Área de Formação Humana: Pensamento Lógico-matemático.

Outras áreas envolvidas: Relações sociais e naturais, Oralidade.

Turma: Pré G

Ano: 2010

Tempo estimado: Entre os meses de junho e julho. Esta sequência foi desenvolvido durante a Copa do Mundo de 2010. Foi trabalhado de uma a duas vezes por semana.

Materiais necessários:

• Folha sulfite;

• Papel carmim, papel laminado;

• Globo terrestre;

• Lápis, lápis de cor;

• Bola, trave;

• Computador.



JUSTIFICATIVA:

           O ano 2010 foi o ano da Copa do Mundo na África do Sul. Os alunos do Pré G vivenciaram essa experiência pela primeira vez, dado a idade que possuem 4 - 5 anos. Assim, tornou-se interessante já inseri-los nesse mundo do esporte tão emocionalmente sentido pelos brasileiros nesta época do ano. No Brasil se praticam muitos esportes, mas a paixão do brasileiro é o futebol. Muitas vezes as pessoas até são torcedoras deste ou daquele time, mas é a cada quatro anos que a paixão pelo futebol se manifesta nos corações brasileiros durante a Copa do Mundo. Nesse contexto foram trabalhados elementos próprios da Copa do Mundo

Objetivos:

OBJETIVO GERAL:

• Desenvolver conhecimentos e elementos próprios do que é Copa do Mundo. Aprender o que é Copa do Mundo.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Identificar em que situações e contextos os números são utilizados na sociedade;
• Realizar contagem oral de objetos e comparar pequenas quantidades  utilizando as palavras mais e menos;

• Identificar a passagem do tempo, conforme o calendário (ontem, hoje, amanhã);

• Acompanhar a passagem do tempo, vivenciando a rotina proposta na semana;

• Interagir, criar regras e re-elaborar as situações vividas nas diferentes práticas de movimento;

•Identificar qual é o país que esteve sediando a Copa do Mundo de 2010;

• Aprender curiosidades sobre este país (África do Sul);

• Acompanhar os jogos do Brasil na Copa.

Metodologia – Etapas:

1ª Etapa:

            Na roda de conversa, com uma bola de futebol foi conversado sobre o esporte e a Copa do Mundo. Foi diagnosticado junto às crianças o que elas já sabiam e a partir disso foram levadas a descobrir outras curiosidades. Foi questionado sobre o que é Copa do Mundo, o que representa para as pessoas de todos os países. E assim, de acordo com as respostas foi mostrado no globo o Brasil e alguns dos demais países que participaram da Copa 2010. Foi explicado o que é campeão, bicampeão, tricampeão, tetracampeão e por fim o que é pentacampeão (condição atual do Brasil). Foi falado sobre a palavra hexacampeão e que o Brasil talvez pudesse conseguir este título se tivesse ganhado essa Copa. Frisamos com as crianças quantas vezes o Brasil foi campeão e propusemos como situação-problema: “Quantas vezes o Brasil foi campeão?”

            A atividade consistiu em distribuirmos papéis amarelos em formato de camiseta e orientarmos para que desenhassem de um lado e do outro colassem a quantidade de estrelas correspondente ao número de vezes que Brasil já havia sido campeão.





                                                                      


2ª Etapa:


           Conversamos sobre o resultado do jogo Brasil x Coréia do Norte. Perguntamos quem assistiu ao jogo, qual foi o resultado, qual foi o adversário do Brasil e se apreciaram a partida.

          Atividade: Começamos a montagem de uma tabela para ir colocando os resultados dos jogos. Orientamos as crianças para que desenhassem e colocassem em números os gols correspondentes ao jogo. Após cada jogo foi confeccionada uma tabela que ao final da Copa do Mundo tornou-se um livrinho

 
                                                                 
               



3ª Etapa:
            Roda de conversa: trouxemos um globo terrestre para a sala e mostramos alguns dos países participantes da Copa 2010 frisando onde fica o Brasil. Deixamos que as crianças manuseassem o globo procurando os países que jogaram com o Brasil. Foi entregue a elas uma tabela de jogos para que vissem, manuseassem e encontrassem a bandeira do Brasil.



4ª Etapa:
            Conversamos sobre o jogo do dia 20/06. Perguntamos quem assistiu, quem gostou, qual foi o placar. E completamos a tabela deste jogo.
            Atividade: conversamos um pouco sobre a África do Sul, relembramos com o globo onde ela fica. Conversamos sobre costumes, tipos de alimentos consumidos pelos sul-africanos, como é a bandeira do país, as músicas, danças e alguns animais. Brincamos com as fantasias de alguns animais (leão, zebra, elefante).
            Tabela do jogo Brasil x Coréia do Norte.


                                                                     

























5ª Etapa:







            Montamos um livrinho com as tabelas dos jogos
            Tabela do jogo Brasil x Portugal.




















































6ª Etapa:       
            Foi conversado sobre pênaltis. Explicado como acontecem os pênaltis durante os jogos. Em seguida foi orientado para que as crianças jogassem com a camiseta da seleção brasileira, que já havia sido solicitada no dia anterior.










































7ª Etapa:
            Jogo da memória com as fotos das crianças.



































8ª Etapa: Pós – Copa
            Foi comparado no computador os jogos do Brasil, a relação jogos x quantidade de gols. E foi vista a bandeira do país vencedor da Copa 2010: Espanha.






























Avaliação:
               Foi contínua e permanente durante a aplicação das atividades. Foi observado o conhecimento prévio que as crianças já trouxeram de casa bem como o interesse em adquirir novos conhecimentos. A maioria das crianças mostrou-se bem atualizada quanto ao assunto e quanto aos resultados dos jogos. A participação da família também foi bem importante ao mandar as camisetas para o jogo dos pênaltis.
               O dia em que receberam as tabelinhas originais foi interessante perceber como as crianças identificam a bandeira do Brasil dentre tantas que havia na tabela.

Bibliografia:
http://www.angelafran-savana.blogspot.com/

Caderno de objetivos de aprendizagem da Educação Infantil.






sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Olha só que legal!  Como as crianças se divertem aprendendo.



Como elas prestam atenção!

Foi a primeira impressão da aluna Bianca.

Olha as letrinhas da Maria Eduarda! 

Todos estão compartilhando o resultado.