Área de formação: matemática
Turma: Pré B do CMEI Vila Verde II
Ano: 2011
Professora: Inês Chezanoski
Educadoras: Clarice Terezinha Flauzino e Joslene Candatten.
Professora: Inês Chezanoski
Educadoras: Clarice Terezinha Flauzino e Joslene Candatten.
Tempo estimado: três semanas - duas vezes por semana.
Justificativa: Percebi que várias crianças ainda não realizam sequências corretamente. Aproveitei o lúdico (brincadeira e jogo), o colorido e o sabor das balas para propor uma sequência didática divertida e gostosa que propiciasse o aprendizado desse conteúdo.
Materiais necessários: lápis grafite e lápis coloridos, peças de jogos de encaixe, balas de goma, palitos de churrasco, papel sulfite, computador.
Objetivo:
Estabelecer relações de semelhança e diferença, construindo aos poucos noções de classificação e seriação.
Metodologia:
1ª Etapa:
Realizar uma chamada na qual cada criança na sua vez identifica seu nome na filipeta e pega uma peça de jogo de encaixe da caixa que complete a sequência de um percurso de acordo com a sequência iniciada pela professora;
2ª Etapa:
Realizar uma competição dividindo a turma em duas equipes que deverão montar um determinado percurso em menos tempo. Dentro de cada equipe competirão de duas em duas crianças. Ao final verificar qual equipe pontuou mais, ou seja, teve mais percursos completados corretamente antes da dupla adversária;
3ª Etapa:
Propor a construção de um espetinho, com balas de goma coloridas fazendo uma sequência, que será degustado em seguida;
4ª Etapa:
Representar o espetinho com desenho em sulfite e pintá-lo de acordo com a sequência realizada pela criança;
5ª Etapa:
Utilizar o jogo Casa da Matemática da “Millie”, na atividade Bing e Bóing, sobre sequência, no computador no software Kidsmart.
Avaliação: verificar se a criança estabelece relações de diferença e semelhança entre os objetos. Anotar no portfólio individual dela.
Bibliografia: Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba – Educação Infantil.
Considerações: Realizar essa atividade foi muito divertido e "gostoso". Percebi que as crianças empenharam-se na montagem do espetinho, o que contribuiu para a aprendizagem. Os colegas que já sabiam ajudaram os que tinham dificuldades. Na hora de degustar foi uma festa!
Considerações: Realizar essa atividade foi muito divertido e "gostoso". Percebi que as crianças empenharam-se na montagem do espetinho, o que contribuiu para a aprendizagem. Os colegas que já sabiam ajudaram os que tinham dificuldades. Na hora de degustar foi uma festa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário